O Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora é uma colectividade que foi constituída em 31 de Janeiro de 1988.
A sua constituição surgiu pelo facto dos seus fundadores, alguns ex-praticantes de ciclismo, desenvolverem o gosto pelo ciclismo/cicloturismo e dada a escassez de clubes na altura para a sua prática.
Começou por ter a sede na cave de um café, na Rua Terra dos Vales, nº 8 , onde se fizeram as primeiras reuniões e assembleias. O Clube foi crescendo, com o aumento de numero de atletas e sócios, chegando a participar em passeios de cicloturismo com 40 atletas.
Ao longo do tempo o GCEA desafiado a criar novas secções, para ocupar a juventude moradora no bairro.
A estrutura do clube aumentou na década de 90 com a formação das secções de futsal masculino, feminino e atletismo. Foi nessa década, e para financiar as modalidades, que o GCEA organizou os Santos Populares, onde milhares de pessoas frequentaram os bailaricos, com o apoio de um bar pré-fabricado que servia esta organização, que fornecia a típica sardinhada e bifana, e onde passou a funcionar a sede do clube.
Em 2004, com a requalificação da Praceta terra da Bonita, mudamos para umas instalações pré-fabricadas, provisórios, onde nos encontramos actualmente.
Por nós passaram centenas de jovens em que os ajudámos não só a desenvolverem-se desportivamente mas também como pessoas.
Actualmente o GCEA conta com cerca de 80 atletas, repartidos pelas 6 secções, Cicloturismo, BTT, Futebol 7, Jiu-Jitsu e Pool.